Sábado, 19h. O árbitro acabara de encerrar o clássico entre São Paulo e Santos, com vitória nossa, e a torcida ainda festejava muito nas arquibancadas do Pacaembu. Decidi esperar um pouco para sair do estádio e me encaminhar ao metrô. Foi o tempo suficiente para ouvir uma conversa de torcedores empolgados e dizendo que o Tricolor vai chegar na Libertadores. Ignorei, pensei que eram só eles, mas aí então abri as redes sociais e me assustei.
O São Paulo finalmente venceu duas vezes seguidas no Brasileirão outra vez, chegou a 40 pontos e conseguiu se afastar da zona de rebaixamento, é verdade. Jogou bem também, sem ser muito ameaçado e com um gol de sorte dos nossos rivais. Acontece, é a vida. Mesmo que tudo isso seja somado, é preciso manter a calma neste momento, ainda mais com 21 pontos em jogo no campeonato.
Por mais que a rodada tenha sido boa, o São Paulo tenha subido para 11ª posição e tudo mais, um pouco de cautela nunca fez e nem vai fazer mal a ninguém. Dias atrás, antes do clássico, ainda estávamos preocupados com o rebaixamento, como agora estaremos pensando em Libertadores? Não é porque a equipe finalmente nos deu um pouquinho de esperança que devemos nos agarrar somente nela e ignorar o resto.
Hoje a tabela é favorável a nós, mas são apenas CINCO PONTOS de diferença para a Ponte Preta, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. Dois tropeços e a vantagem vai pelos ares, ainda mais com a equipe oscilando como tanto fez na temporada.
Além disso, a equipe cansou de sofrer para equipes da parte de baixo na tabela e vai enfrentar quatro delas nessa reta final de Brasileirão (Atlético-GO, Chapecoense, Coritiba e Bahia). Se lembrarmos do primeiro turno, o São Paulo marcou UM mísero ponto nesses quatro confrontos, empatando em casa com o lanterna Atlético Goianiense.
Não vamos nos esquecer que em 2016 foi a mesma coisa. O São Paulo embalou bons resultados contra Fluminense e Ponte Preta, deixou a ameaça de rebaixamento um pouquinho de lado e todo mundo começou a falar de Libertadores, G7 e tudo mais. O resultado? Derrota para o lanterna e praticamente rebaixado América-MG. O cenário parece semelhante ao da próxima rodada? Pois é, não é coincidência: quanto mais nos empolgamos com o São Paulo, maior será a queda.
Os jogadores adotaram o discurso correto após essas duas importantes vitórias. Ainda há muito a ser feito e o clube continua ameaçado pelo rebaixamento. A preocupação com Z4 deve diminuir apenas quando atingir 46 ou 47 pontos. Até lá, foco total em se livrar do fantasma que tanto ameaçou o Tricolor neste campeonato. Depois, quem sabe, se houver a oportunidade, pensar em beliscar uma vaga na Libertadores. Há muito chão pela frente, mas também muitos buracos. Todo cuidado é válido.