sábado, 27 de setembro de 2014

São Paulo e Fluminense apostam em seus ataques para reagir no Brasileiro


Montagem Pato e Fred - São paulo X Fluminense (Foto: Getty Images)
Paulistas não ganham há três rodadas, enquanto cariocas venceram apenas uma vez nos últimos cinco confrontos disputados. Times travam duelo pelo G-4 da competição Um jogo com muitos gols. É o que se pode esperar de São Paulo e Fluminense, que se enfrentam neste sábado, às 21h (de Brasília), no Morumbi. As duas equipes apostam todas as suas fichas em seus ataques para acabarem com a instabilidade que vivem no Campeonato Brasileiro. Os paulistas têm o segundo melhor desempenho ofensivo, com 42 gols, mas não vencem há três rodadas. Com isso, de principal concorrente do Cruzeiro ao título, o time agora se preocupa com os rivais que encostaram na briga pelo G-4 – é o terceiro colocado, com 43 pontos, nove abaixo do líder e apenas três acima do Grêmio, o quinto.
Os cariocas vêm logo atrás no ranking de gols marcados, com 37. Por 12 rodadas, estiveram na zona de classificação para a Libertadores. Mas, com apenas um triunfo nas últimas cinco partidas, veio a queda para a sétima posição, com 37 pontos. Para causar ainda mais preocupação, o aproveitamento contra os adversários à sua frente é ruim: apenas 38,8% dos pontos conquistados. A única vitória, no entanto, foi justamente diante do São Paulo, por 5 a 2, no primeiro turno – exibição que serve de inspiração para o duelo desta 25ª rodada. Bater o rival deste sábado é vital para que a distância para os demais não aumente.
Um personagem ligado aos dois times estará ausente no confronto. Técnico do São Paulo no tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008), Muricy Ramalho levantou o caneco de 2010 nas Laranjeiras. Mas neste sábado ele não estará em ação porque segue internado na UTI em recuperação de uma arritmia cardíaca e sem previsão de alta. O São Paulo será comandado por Milton Cruz.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
São Paulo: sem Muricy Ramalho, o auxiliar Milton Cruz é quem comandará o time. Ele tem uma dúvida no meio-campo: o volante Souza reclama de dores musculares na coxa esquerda. Se for vetado, Maicon e Hudson são as opções. Na lateral, Alvaro Pereira retorna de suspensão. O time deve entrar em campo com Rogério Ceni, Auro, Antônio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza (Hudson ou Maicon), Kaká e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec.

Fluminense: Cristóvão Borges não quis antecipar a equipe, mas a tendência é que Conca, após cumprir suspensão, retorne na vaga de Rafael Sobis. Na lateral esquerda, Carlinhos e Chiquinho disputam a posição. A provável escalação: Diego Cavalieri, Bruno, Marlon, Elivelton e Carlinhos (Chiquinho); Rafinha, Jean, Cícero, Conca e Wagner; Fred.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)
São Paulo: Michel Bastos (suspenso por ter sido expulso contra o Flamengo), Rafael Toloi (recuperando-se de um estiramento muscular na coxa esquerda), Paulo Miranda (aprimora a forma física após se recuperar de uma lesão na coxa direita) e Rodrigo Caio (operou o joelho esquerdo e só retorna aos gramados no Paulistão de 2015).

Fluminense: machucados, Diguinho, Henrique e Valencia não jogam. O zagueiro Gum se recupera de cirurgia e não tem previsão de retorno.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)
São Paulo: Alan Kardec, Álvaro Pereira, Denilson, Edson Silva, Ganso, Luis Fabiano, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Reinaldo e Rodrigo Caio.

Fluminense: Bruno, Chiquinho, Henrique e Jean.

Em novo boletim, hospital informa que Muricy, ainda internado, "evolui bem"


Muricy ramalho São Paulo coletiva (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
Técnico do São Paulo continua na UTI e não há previsão de alta. Comandante se sentiu mal após treino na quinta-feira e exames apontaram arritmia cardíaca O Hospital São Luiz, onde o técnico Muricy Ramalho está internado desde quinta-feira, divulgou boletim médico na manhã deste sábado e informou que o comandante do São Paulo está "evoluindo bem clinicamente". A instituição completa a nota reforçando, porém, que ainda não há previsão de alta. O treinador se sentiu mal após treino no CT da Barra Funda e foi levado ao local para exames, quando foi constatada uma arritmia cardíaca.
Na tarde desta sexta-feira, o médico do São Paulo, José Sanchez, explicou que a expectativa é que Muricy deixe a UTI neste domingo e vá para um quarto, onde continuará sendo monitorado para  tentar sair na segunda. Mesmo que isso aconteça, ele terá de repousar por mais alguns dias em casa. O clube já confirmou que ele não viaja com a equipe para o Chile, onde na terça-feira a equipe enfrenta o Huachipato pela Copa Sul-Americana. Assim como neste sábado, no confronto com o Fluminense, pelo Brasileiro, o auxiliar Milton Cruz fica no banco.
– Estamos seguindo o que está sendo passado pelo cardiologista. A gente tem esperança que a coisa evolua e que o quadro se reverta. Na UTI, tem uma sequência de troca de medicação. Deixa de ser intravenosa e passa a ser oral. Com a estabilização, ele sai da UTI e vai para um quarto, onde ficará no mínimo 24 horas. Hoje não dá para prever muita coisa – afirmou Sanchez.
Muricy tem acumulado problemas de saúde recentemente. Em 2009, quando também era técnico do Tricolor, foi internado por conta de pedra nos rins. Dois anos depois, no Santos, sofreu uma hérnia de disco. Já em 2013 viveu a situação mais complicada: uma diverticulite (problema no intestino) o deixou alguns dias no hospital.


- Após o sinal dos médicos, vamos conversar com o Muricy. Ele não tem histórico de cardiopata. Foi algo pontual. A gente espera que a parada da carreira seja por vontade dele e não devido a um problema de saúde – completou o médico do São Paulo.

Cartola nega Wesley: "Não queremos outro problema com o Palmeiras"


Ataíde São Paulo (Foto: Marcelo Prado / GloboEsporte.com)
Irritado, Ataíde Gil Guerreiro nega interesse no volante do rival e critica desempenho da equipe tricolor, que conquistou apenas um ponto nos últimos nove que disputou Sem acerto financeiro para renovar com o Palmeiras, o volante Wesley tem seu nome ligado ao São Paulo como possível reforço para a próxima temporada. No entanto, se depender do vice-presidente de futebol do Tricolor, Ataíde Gil Guerreiro, o jogador não irá para o Morumbi. O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, diz ter chegado a um acordo com Wesley, mas o jogador ainda não assinou contrato.
– Não sei de onde vocês tiraram isso. Essa história está me deixando irritado. Eu nunca falei com o Wesley, nunca estive com o empresário dele. Não temos nenhum interesse nele. Já temos um problema com o Palmeiras e não queremos ter outro – afirmou o dirigente, referindo-se a Alan Kardec, que trocou o Verdão pelo Tricolor e foi alvo de discussão entre os presidentes Paulo Nobre e Carlos Miguel Aidar.
Wesley tem contrato com o Palmeiras até fevereiro de 2015. Pela lei, ele já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. E Muricy Ramalho, mesmo com o time brigando pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, já começou a conversar com a diretoria sobre possíveis reforços para o ano que vem.
Conhecido pelo seu temperamento forte, Ataíde Gil Guerreiro não está nada satisfeito com o desempenho do time que, após ter vencido o Cruzeiro, entrou em queda livre e, nas três partidas seguintes, conquistou apenas um ponto.
– As coisas não aconteceram como eu esperava. Não merecemos ganhar as últimas três partidas. Contra o Corinthians, ainda teve o problema da arbitragem, que é péssima. Fomos prejudicados contra Santos, Inter e Palmeiras. Como vencemos, ninguém falou nada. Contra o Corinthians, aconteceu de novo. O time caiu de rendimento, mas tenho certeza de que a reação vai começar a partir do jogo de sábado, contra o Fluminense – disse o dirigente são-paulino.

Portuguesa quer Clemente Rodríguez, e São Paulo aceita pagar os salários


Clemente Rodriguez São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Lateral argentino treina em Cotia desde agosto de 2013, quando foi afastado pelo então presidente Juvenal Juvêncio. Lusa também tem interesse em Luis Ricardo Ele foi contratado em julho de 2013, disputou apenas três jogos, tem contrato com o São Paulo até junho de 2015 e não disputa uma partida oficial desde agosto de 2013. Clemente Rodriguez, o últimos dos encostados pela diretoria tricolor e que treina separado em Cotia, está perto de deixar o clube por empréstimo.
A Portuguesa, que luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, manifestou interesse no defensor de 33 anos. E, nas primeiras conversas, o clube do Morumbi se mostrou disposto a pagar integralmente o salário do atleta, estimado em R$ 130 mil mensais. Outro jogador que poderia ser incluído no negócio é Luis Ricardo, que não agrada a Muricy Ramalho e foi contratado justamente do time do Canindé por R$ 3 milhões no começo do ano.

Clemente Rodriguez chegou ao São Paulo na época que o time era comandado por Ney Franco. O responsável pela sua contratação foi o diretor de futebol da época, Adalberto Baptista, que acabou saindo do clube após entrar de colisão com o goleiro e capitão Rogério Ceni. Em agosto de 2013, o argentino acabou afastado pelo então presidente Juvenal Juvêncio. Junto com ele, seguiram para Cotia o volante Fabrício e o meia Cañete, que hoje defendem  Vasco e Náutico, respectivamente.

Milton Cruz relaciona 22 para o duelo deste sábado, contra o Fluminense


Milton Cruz Muricy Ramalho são paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)
Com a ausência de Muricy Ramalho, auxiliar técnico é quem comandará o São Paulo no confronto diante dos cariocas, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Terminado o treino desta sexta-feira, o auxiliar técnico Milton Cruz, que comandará o São Paulo na noite deste sábado, contra o Fluminense, definiu a lista dos relacionados para o duelo que será disputado no estádio do Morumbi, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. No total, 22 atletas iniciaram concentração no CT da Barra Funda.
Para o confronto, quatro jogadores não estão à disposição da comissão técnica: Michel Bastos (suspenso por ter sido expulso contra o Fluminense), Rafael Toloi (recupera-se de um estiramento muscular na coxa esquerda), Paulo Miranda (aprimora a forma física após se recuperar de lesão na coxa esquerda) e Rodrigo Caio (lesão no joelho esquerdo e só retorna aos gramados em 2015).

Veja abaixo a lista dos relacionados

Goleiros: Rogério Ceni, Denis e Renan Ribeiro
Laterais: Auro, Alvaro Pereira, Reinaldo e Luis Ricardo
Zagueiros: Antônio Carlos, Edson Silva e Lucão
Volantes: Denilson, Souza e Hudson
Meias: Kaká, Paulo Henrique Ganso, Maicon e Boschilia
Atacantes: Alexandre Pato, Alan Kardec, Luis Fabiano, Osvaldo e Ademilson.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Defesa do São Paulo entra em queda livre e volta a tirar o sono de Muricy


Alan Kardec São Paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)
Com os seis gols tomados nas últimas duas partidas, setor é o sexto pior entre as 20 equipes que disputam o Campeonato Brasileiro, com 28 gols sofridos em 23 jogos Além do quarteto ofensivo, o que vinha se destacando no time do São Paulo era o bom desempenho da defesa que, em sete partidas (Santos, Criciúma, Figueirense, Criciúma, Sport, Botafogo e Cruzeiro), havia tomado seis gols. Nesses jogos, o time saiu derrotado de campo apenas uma vez, para o Criciúma, pela Copa Sul-Americana. Porém, diante de Coritiba e Corinthians, o setor voltou a falhar muito e tomou os mesmos seis gols, causando duas derrotas.
Com 28 gols sofridos, o São Paulo tem o sexto pior setor defensivo do Campeonato Brasileiro. Entre os 11 primeiros na classificação, ninguém tem desempenho tão ruim. E, para piorar, a equipe entrará em campo na quarta-feira, diante do Flamengo, com desfalques no setor. Rafael Toloi, com um estiramento na coxa esquerda, fica ausente por quatro semanas. Alvaro Pereira, que foi expulso contra o Corinthians, terá de cumprir suspensão automática. Além deles, Rogério Ceni, com uma tendinite no joelho esquerdo, dificilmente estará em campo.
Questionado sobre o assunto, o atacante Alan Kardec adotou o discurso político e disse que essa questão precisa ser respondida pelo técnico Muricy Ramalho.
- Na verdade, isso é uma questão da comissão técnica, não tenho o que falar. Quando ganha, ganhamos todos. Quando perde, perdemos todos. Não temos de ficar falando dos setores – afirmou. 
As últimas duas derrotas ocorreram sem Rogério Ceni. Denis foi o goleiro diante de Coritiba e Corinthians. Kardec não relaciona o resultado ao reserva e diz que todo o grupo tem confiança no arqueiro que deve assumir a meta tricolor em 2015, já que o camisa 1 vai se aposentar no final deste ano.
- O Rogério faz falta, mas precisamos reconhecer as qualidades do Denis. Ele nos passa segurança. São dois grandes goleiros - ressaltou.
Diante do Flamengo, no Morumbi, Antônio Carlos será o substituto de Rafael Toloi, enquanto Michel Bastos entrará na vaga de Alvaro Pereira.

Ceni treina com bola e aumenta chances de voltar contra o Flamengo


Rogério Ceni São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Site Oficial do São Paulo)
Após perder dois jogos com uma tendinite no joelho, goleiro participou normalmente dos treinamentos nesta terça-feira A principal dúvida do técnico Muricy Ramalho para o jogo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h, no Morumbi, ainda não foi desfeita. Com uma tendinite no joelho esquerdo que o tirou dos duelos contra o Coritiba e o Corinthians na última semana, o goleiro Rogério Ceni participou das atividades com bola no treino desta terça-feira, no CT da Barra Funda, mas ainda não foi confirmado na partida ante o Rubro-negro.

O capitão atuou normalmente no treino tático realizado com portões fechados por Muricy no CT da Barra Funda e depois no trabalho em campo reduzido. No fim, calibrou o pé em cobranças de faltas em seus arqueiros reservas, observado de perto pelo comandante e pelos auxiliares Milton Cruz e Tata.

A expectativa é que ele retome a vaga que Denis preencheu nas rodadas em que foi desfalque – derrotas em Coritiba (3 a 1) e na Arena de Itaquera (3 a 2) que afastaram o São Paulo, vice-líder do Brasileiro, do Cruzeiro, uma diferença que voltou aos sete pontos (49 a 42).

Os outros problemas de Muricy para o duelo desta quarta não criaram dúvidas na cabeça do técnico. Sem o lateral Álvaro Pereira, suspenso, e o zagueiro Rafael Toloi, machucado, o São Paulo entra em campo com Michel Bastos e Antonio Carlos, respectivamente.

Para segurar Pato, São Paulo já pensa em abrir os cofres em janeiro


Alexandre Pato treino São Paulo (Foto: Divulgação / saopaulofc.net )
 Bom momento faz diretoria cogitar a compra definitiva do atacante no ano que vem. Negócio giraria em torno de R$ 30 milhões O bom momento de Alexandre Pato no São Paulo já faz o clube pensar em abrir os cofres para contratar o atacante em definitivo na próxima temporada. O jogador, que ainda tem vínculo com o Corinthians e está emprestado à equipe do Morumbi até o fim de 2015, custaria 10 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) por conta de uma cláusula que diminui a multa para tirá-lo do Parque São Jorge a partir de janeiro – atualmente a rescisão é de 15 milhões de euros (R$ 46,3 milhões).
- A performance dele nos impõe pensar sobre isso, mas temos uma série de estratégias e possibilidades - afirmou o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira.
Pato é hoje o artilheiro são-paulino no Brasileiro, com oito gols marcados. O atleta, que deixou o Corinthians em baixa, trocado pelo meia Jadson, teve início irregular no São Paulo, mas depois deslanchou quando a equipe se acertou – principalmente após a estreia de Kaká e a formação do quarteto ofensivo que também inclui Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec.
O contrato de empréstimo entre o Corinthians e o São Paulo estipula que o Tricolor terá que liberar Pato caso uma proposta de 15 milhões de euros chegue ao alvinegro, a não ser que a diretoria do Morumbi cubra a oferta.
Se confirmar esse pensamento, a compra definitiva do atacante se tornará a maior contratação da história do São Paulo, acima dos R$ 24 milhões pagos ao Santos por Ganso, em 2012.
São Paulo e Corinthians dividem o pagamento dos salários de Pato: R$ 800 mil mensais. Ele volta ao time nesta quarta-feira para o jogo contra o Flamengo, às 22h, no Morumbi, após desfalcar a equipe no clássico ante o Corinthians por ainda estar vinculado ao clube alvinegro.

São Paulo chega a acordo e renova com lateral-direito Auro por cinco anos


Auro São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
 Aos 18 anos, o garoto revelado na base de Cotia se tornou titular e era observado pelo Barcelona e ganhou um bom aumento salarial para permanecer no Tricolor.
O São Paulo acertou na manhã desta terça-feira a renovação do lateral-direito Auro, revelado na base de Cotia, e que se tornou dono da posição com Muricy Ramalho. O vínculo anterior do atleta, que expirava em 2016, foi rescindido e um novo contrato foi assinado com validade de cinco anos. Ele ganhou um aumento salarial e passará a receber salário no patamar de outros companheiros que vieram das categorias inferiores e que já haviam sido valorizados, casos do meia Boschilia, do atacante Ewandro e do zagueiro Lucão.
Em entrevista ao site oficial, o garoto de 18 anos comemorou muito a nova conquista profissional.
- Estou muito feliz, porque foi uma grande batalha para chegar ao profissional. Desde pequeno sonho com este momento e, felizmente, tem sido maravilhoso. A renovação do contrato me deixou ainda mais motivado para ajudar o time. O São Paulo abriu as portas para mim. E, por tudo que o clube fez por mim, quero retribuir este carinho com títulos. Desde a minha chegada, os funcionários e meus companheiros sempre me trataram bem. Poder conquistar troféus é o meu grande desejo – afirmou.
Pela parte do São Paulo, o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira foi quem conduziu as negociações. E deixou clara a importância do jogador para o futuro do clube.
- Auro é um jovem de muita qualidade e personalidade que traz o DNA do São Paulo e, em conjunto com os demais egressos da nossa base, representa o futuro do clube que se faz presente – disse o dirigente.
O garoto ganhou a chance com a contusão sofrida por Paulo Miranda, que vinha atuando na posição após a venda de Douglas para o Barcelona. Até agora, ele foi titular em quatro partidas, obtendo duas vitórias e duas derrotas.

Números mostram dependência que São Paulo tem do quarteto ofensivo


gol do São Paulo x Botafogo (Foto: Getty Images)
Com Ganso, Kaká, Pato e Kardec, equipe tem sete vitórias, uma derrota, 18 gols e aproveitamento de 87,5%. Com setor desfalcado, desempenho cai para 30% Ganso, Kaká, Alan Kardec e Alexandre Pato. Sob comando de Muricy Ramalho, o quarteto foi o grande responsável pelo crescimento do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Antes dele, o time oscilava demais e chegou até a ocupar a oitava posição na tabela de classificação. Com eles, o time arrancou e hoje ocupa a vice-liderança, com sete pontos de desvantagem para o Cruzeiro.
Nas últimas duas partidas, o São Paulo deixou muito a desejar. Justamente quando o quarteto não esteve completo. Contra o Coritiba, Kaká foi o desfalque por acúmulo de cartões amarelos. Diante do Corinthians, o ausente foi Alexandre Pato por causa de uma cláusula contratual. Os números mostram a importância do quarteto.
O São Paulo é o 11º time que mais finaliza no campeonato nacional, com 253 chutes ao gol adversário, média de 11 por partida. Contra o Coritiba, foram apenas quatro tentativas ao gol defendido por Vanderlei. Diante do Corinthians, a produção foi ainda pior: dois arremates, que ocasionaram os gols de Souza e Edson Silva.
Com o quarteto em campo, os números mostram que a equipe é praticamente imbatível. Como titulares, eles atuaram em sete partidas e ganharam os sete jogos. Diante do Goiás, Alexandre Pato entrou no intervalo. Como o time perdeu por 2 a 1 no Serra Dourada, o aproveitamento do quarteto é de 87,5% (sete vitórias e uma derrota em oito partidas). Foram marcados 18 gols. Por outro lado, o time atuou sem alguma das peças do badalado ataque também em oito partidas, com desempenho de apenas 30%. São duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. E o número de gols também caiu: foram 11.
Mesmo reconhecendo o valor de todo o elenco, Alan Kardec diz que a evolução do setor ofensivo se deve ao entrosamento adquirido pelos quatro.
– Pegamos uma sequência muito boa com o quarteto. Começamos a aprender a movimentação, o jeito de correr. Dentro das partidas que pudemos atuar, conseguimos algumas coisas juntos. Mas o time não gira em torno de um ou do outro. Quem entra, sempre tenta mostrar o seu melhor. Diante do Corinthians, foi a primeira vez que atuei com o Luis Fabiano – explicou o atacante.
Para alegria da torcida, o quarteto tem presença garantida na partida contra o Flamengo, já que Alexandre Pato volta na vaga de Luis Fabiano. É a esperança de que o time possa voltar a mostrar o futebol de quem ainda luta pelo título de campeão brasileiro, o que não acontece desde 2008.

Números mostram dependência que São Paulo tem do quarteto ofensivo


gol do São Paulo x Botafogo (Foto: Getty Images)
Com Ganso, Kaká, Pato e Kardec, equipe tem sete vitórias, uma derrota, 18 gols e aproveitamento de 87,5%. Com setor desfalcado, desempenho cai para 30% Ganso, Kaká, Alan Kardec e Alexandre Pato. Sob comando de Muricy Ramalho, o quarteto foi o grande responsável pelo crescimento do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Antes dele, o time oscilava demais e chegou até a ocupar a oitava posição na tabela de classificação. Com eles, o time arrancou e hoje ocupa a vice-liderança, com sete pontos de desvantagem para o Cruzeiro.
Nas últimas duas partidas, o São Paulo deixou muito a desejar. Justamente quando o quarteto não esteve completo. Contra o Coritiba, Kaká foi o desfalque por acúmulo de cartões amarelos. Diante do Corinthians, o ausente foi Alexandre Pato por causa de uma cláusula contratual. Os números mostram a importância do quarteto.
O São Paulo é o 11º time que mais finaliza no campeonato nacional, com 253 chutes ao gol adversário, média de 11 por partida. Contra o Coritiba, foram apenas quatro tentativas ao gol defendido por Vanderlei. Diante do Corinthians, a produção foi ainda pior: dois arremates, que ocasionaram os gols de Souza e Edson Silva. 
Com o quarteto em campo, os números mostram que a equipe é praticamente imbatível. Como titulares, eles atuaram em sete partidas e ganharam os sete jogos. Diante do Goiás, Alexandre Pato entrou no intervalo. Como o time perdeu por 2 a 1 no Serra Dourada, o aproveitamento do quarteto é de 87,5% (sete vitórias e uma derrota em oito partidas). Foram marcados 18 gols. Por outro lado, o time atuou sem alguma das peças do badalado ataque também em oito partidas, com desempenho de apenas 30%. São duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. E o número de gols também caiu: foram 11. 
Mesmo reconhecendo o valor de todo o elenco, Alan Kardec diz que a evolução do setor ofensivo se deve ao entrosamento adquirido pelos quatro.
– Pegamos uma sequência muito boa com o quarteto. Começamos a aprender a movimentação, o jeito de correr. Dentro das partidas que pudemos atuar, conseguimos algumas coisas juntos. Mas o time não gira em torno de um ou do outro. Quem entra, sempre tenta mostrar o seu melhor. Diante do Corinthians, foi a primeira vez que atuei com o Luis Fabiano – explicou o atacante.
Para alegria da torcida, o quarteto tem presença garantida na partida contra o Flamengo, já que Alexandre Pato volta na vaga de Luis Fabiano. É a esperança de que o time possa voltar a mostrar o futebol de quem ainda luta pelo título de campeão brasileiro, o que não acontece desde 2008.

São Paulo chega a acordo e renova com lateral-direito Auro por cinco anos


Auro São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Aos 18 anos, o garoto revelado na base de Cotia se tornou titular e era observado pelo Barcelona e ganhou um bom aumento salarial para permanecer no Tricolor.
O São Paulo acertou na manhã desta terça-feira a renovação do lateral-direito Auro, revelado na base de Cotia, e que se tornou dono da posição com Muricy Ramalho. O vínculo anterior do atleta, que expirava em 2016, foi rescindido e um novo contrato foi assinado com validade de cinco anos. Ele ganhou um aumento salarial e passará a receber salário no patamar de outros companheiros que vieram das categorias inferiores e que já haviam sido valorizados, casos do meia Boschilia, do atacante Ewandro e do zagueiro Lucão. 
Em entrevista ao site oficial, o garoto de 18 anos comemorou muito a nova conquista profissional.
- Estou muito feliz, porque foi uma grande batalha para chegar ao profissional. Desde pequeno sonho com este momento e, felizmente, tem sido maravilhoso. A renovação do contrato me deixou ainda mais motivado para ajudar o time. O São Paulo abriu as portas para mim. E, por tudo que o clube fez por mim, quero retribuir este carinho com títulos. Desde a minha chegada, os funcionários e meus companheiros sempre me trataram bem. Poder conquistar troféus é o meu grande desejo – afirmou.
Pela parte do São Paulo, o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira foi quem conduziu as negociações. E deixou clara a importância do jogador para o futuro do clube.
- Auro é um jovem de muita qualidade e personalidade que traz o DNA do São Paulo e, em conjunto com os demais egressos da nossa base, representa o futuro do clube que se faz presente – disse o dirigente.
O garoto ganhou a chance com a contusão sofrida por Paulo Miranda, que vinha atuando na posição após a venda de Douglas para o Barcelona. Até agora, ele foi titular em quatro partidas, obtendo duas vitórias e duas derrotas.

Para segurar Pato, São Paulo já pensa em abrir os cofres em janeiro


Alexandre Pato treino São Paulo (Foto: Divulgação / saopaulofc.net )
Bom momento faz diretoria cogitar a compra definitiva do atacante no ano que vem. Negócio giraria em torno de R$ 30 milhões O bom momento de Alexandre Pato no São Paulo já faz o clube pensar em abrir os cofres para contratar o atacante em definitivo na próxima temporada. O jogador, que ainda tem vínculo com o Corinthians e está emprestado à equipe do Morumbi até o fim de 2015, custaria 10 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) por conta de uma cláusula que diminui a multa para tirá-lo do Parque São Jorge a partir de janeiro – atualmente a rescisão é de 15 milhões de euros (R$ 46,3 milhões).
- A performance dele nos impõe pensar sobre isso, mas temos uma série de estratégias e possibilidades - afirmou o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira.
Pato é hoje o artilheiro são-paulino no Brasileiro, com oito gols marcados. O atleta, que deixou o Corinthians em baixa, trocado pelo meia Jadson, teve início irregular no São Paulo, mas depois deslanchou quando a equipe se acertou – principalmente após a estreia de Kaká e a formação do quarteto ofensivo que também inclui Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec.
O contrato de empréstimo entre o Corinthians e o São Paulo estipula que o Tricolor terá que liberar Pato caso uma proposta de 15 milhões de euros chegue ao alvinegro, a não ser que a diretoria do Morumbi cubra a oferta.
Se confirmar esse pensamento, a compra definitiva do atacante se tornará a maior contratação da história do São Paulo, acima dos R$ 24 milhões pagos ao Santos por Ganso, em 2012.
São Paulo e Corinthians dividem o pagamento dos salários de Pato: R$ 800 mil mensais. Ele volta ao time nesta quarta-feira para o jogo contra o Flamengo, às 22h, no Morumbi, após desfalcar a equipe no clássico ante o Corinthians por ainda estar vinculado ao clube alvinegro.

sábado, 20 de setembro de 2014

Dia D para Ceni: teste dirá se goleiro jogará último Majestoso no domingo


Rogério Ceni 100 gols  (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
Goleiro se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo e, desde quinta, faz tratamento intensivo. Corinthians foi o adversário que o capitão mais enfrentou Uma história que começou em 1994 e que todos esperam que tenha seu último capítulo neste domingo. Neste sábado, Rogério Ceni fará um teste no gramado do CT da Barra Funda para saber se terá condições de disputar o seu 64º e último clássico diante do Corinthians, adversário que mais enfrentou na carreira como profissional, iniciada em 1993. 
Com uma tendinite no joelho esquerdo, o camisa 1 não enfrentou o Coritiba, no meio de semana e, desde quinta-feira, está “internado” no Reffis do CT da Barra Funda para fazer tratamento intensivo. Neste sábado, a previsão dos médicos é de que ele vá ao gramado para treinar com os companheiros, o que garantiria sua presença no duelo de domingo, que será realizado na casa do rival.
O Corinthians fez parte de dois dos maiores momentos da vida esportiva de Ceni. Foi no dia 27 de março de 2011, na Arena Barueri, em duelo válido pelo Campeonato Paulista, que o goleiro, em cobrança de falta, marcou o centésimo gol de sua carreira. Foi diante do alvinegro que ele conquistou uma das maiores goleadas da carreira: 5 a 1 no Brasileiro de 2005, resultado que provocou a demissão do então técnico argentino Daniel Passarella. Mas foi o mesmo Corinthians que provocou a maior derrota de sua carreira: 5 a 0, no Brasileiro de 2011. 
Ceni e o Corinthians se enfrentam pela primeira vez no dia 11 de junho de 1994, em amistoso válido pela Taça da Solidariedade, que terminou com a vitória alvinegra, por 4 a 1, nos pênaltis. Desde então, Ceni enfrentou o rival mais 62 vezes. No total, foram 20 vitórias, 20 empates e 23 derrotas, com 91 gols sofridos. O camisa 1 marcou três gols e ainda defendeu cinco pênaltis em 20 batidos pelo adversário. 
Todos no clube torcem para que Ceni esteja em campo. Muricy Ramalho afirmou que se trata de um jogo especial por ser o último, mas não esconde a preocupação com a contusão do seu capitão.
- Para ele ter ficado fora na quarta-feira, é porque a coisa é séria. O Rogério, se tiver 10% de chance, sempre joga. Sabemos que o jogo de domingo é especial por ser o último clássico contra o Corinthians, mas é impossível dizer se ele joga - ressaltou o treinador.
Agora é esperar. Caso seja vetado, Ceni será substituído por Denis.

Após 11 anos, Tricolor pode ter Ceni, Kaká e Luis Fabiano juntos em ação

Luis Fabiano Rogério Kaká São Paulo (Foto: Marcelo Prado)

Goleiro precisa se recuperar da tendinite que tem no joelho esquerdo para que trio possa atuar. Nenhum deles tem aproveitamento bom diante do Corinthians Além de ser encarado como um duelo de vida ou morte para manter a chance de brigar pelo título brasileiro, o clássico deste domingo, contra o Corinthians, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, será especial para os torcedores do São Paulo que, após 11 anos, têm chance de ver três grandes ídolos da história do clube atuando juntos novamente: Rogério Ceni, Kaká e Luis Fabiano.
O goleiro se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo e faz tratamento intensivo para estar em campo, pois será seu o último Majestoso, já que encerra a carreira no final do ano. O meio-campista volta ao time após ter cumprido suspensão diante do Coritiba, enquanto o Fabuloso, recuperado de lesão, deverá começar como opção no banco de reservas.
Ceni e Kaká foram revelados nas categorias inferiores. Luis Fabiano foi contratado quando atuava no futebol francês. A primeira vez que o trio atuou junto foi 18 de fevereiro de 2001, na derrota por 2 a 0 para o São Caetano, pelo Campeonato Paulista. A última foi em 6 de agosto de 2003, no empate por 1 a 1 diante do Cruzeiro, no estádio do Mineirão.
O desempenho do trio é favorável. Em 68 partidas, venceu 38 jogos, empatou 13 e perdeu 17 vezes. O ataque marcou 150 gols. Nesse período, Luis Fabiano balançou as redes adversárias 51 vezes, Kaká fez 23 e Rogério Ceni marcou duas vezes.
Dos três, quem mais preocupa é Rogério Ceni, que já não enfrentou o Coritiba, na última quarta-feira. Kaká, esperançoso, acredita que o camisa 1 possa se recuperar.
– Seria importante ganhar do Corinthians nessa volta e, para isso acontecer, espero que o Rogério possa voltar e jogar bem – ressaltou o meio-campista.
O curioso é que nenhum dos três, separadamente, tem retrospecto positivo diante do Corinthians, adversário do domingo. Luis Fabiano é quem tem melhores números, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas, e oito gols anotados. Kaká enfrentou o rival em oito oportunidades, com duas vitórias, três empates e três derrotas, com dois gols feitos. Já Rogério Ceni encarou o rival alvinegro 63 vezes, vencendo 20, empatando 23 e perdendo 23.

Preocupado com Luis Fabiano, Muricy deve escalar Michel Bastos


Michel Bastos São Paulo (Foto: site oficial / saopaulofc.net)
Treinador diz que atacante está em franca evolução e que será utilizado na hora certa. Rogério Ceni, com lesão no joelho, é motivo de preocupação Michel Bastos ou Luis Fabiano. Essa é uma das dúvidas do técnico Muricy Ramalho para o clássico de domingo, contra o Corinthians, pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Isso porque ele não poderá contar com Alexandre Pato, que está impossibilitado de enfrentar o alvinegro de Parque São Jorge por causa de uma cláusula contratual. E, pelo que o treinador falou na coletiva, a tendência é que o meio-campista seja escolhido.
Embora reconheça a importância de Luis Fabiano e o ótimo retrospecto do camisa 9 contra o rival (oito gols em 12 jogos), Muricy está preocupado com o estado físico do atacante, que voltou a jogar diante do Coritiba depois de ter ficado praticamente três meses parado por causa de um estiramento na coxa direita.
- O Luis está treinando há algum tempo não só fisicamente. Também fizemos jogos-treinos contra a base para que ele pudesse se readaptar. Na quarta, contra o Coritiba, ele entrou para ganhar ritmo, o que não é fácil, já que estava há muito tempo parado. Tenho de respeitar a parte física dele. O Luis está no caminho, na hora certa ele vai jogar – afirmou o treinador.
Além disso, Michel Bastos é um atleta polivalente. Contra o Coritiba, começou como meia avançado, virou volante no segundo tempo e terminou como lateral-esquerdo, já que Alvaro Pereira havia deixado o gramado para a entrada de Boschilia.
- O Michel mostra a cada jogo que acertamos na sua contratação- disse Muricy.
O treinador não está otimista em relação a Rogério Ceni, que segue se recuperando de uma tendinite no joelho esquerdo e fará um teste no gramado neste sábado, no CT da Barra Funda.
- Em relação ao Rogério, temos de aguardar até o último instante. Para ele não ter jogado em Curitiba, é porque o que ele tem é sério. Nem o médico agora tem condições de falar se ele vai jogar ou não. É um jogo importante, é o último dele contra o Corinthians, mas temos de aguardar – ressaltou o treinador, que comandará o último treino antes do Majestoso neste sábado.

Como o São Paulo quer zerar o endividamento até o fim de 2015


Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo
O São Paulo tem um objetivo que, nas atuais condições do futebol brasileiro, parece inalcançável para a maioria dos clubes: zerar o endividamento até o fim de 2015. Este é um desejo particular de Osvaldo Vieira de Abreu, diretor financeiro são-paulino, para quem a atual dívida de R$ 131 milhões é “difícil”, porém “administrável”. “Ao longo de um ano e meio, vamos equilibrar as contas em função da gestão nova e das medidas tomadas, zerar dívidas e começar a investir no mercado financeiro”.

Como em todo negócio, o plano consiste em cortar gastos de um lado e aumentar receitas de outro.

Por parte das despesas, Carlos Miguel Aidar, logo que assumiu o São Paulo, em abril deste ano, fixou uma meta de reduzi-las em 20%. Este percentual foi repassado a todos os diretores para que, cada um em seu departamento, fosse trabalhado ao longo deste ano. Em 2013, tempos de Juvenal Juvêncio no comando, despesas operacionais chegaram a R$ 339 milhões, portanto cerca de R$ 28 milhões por mês, segundo o balanço financeiro. A grosso modo, o clube inteiro precisaria economizar R$ 5 milhões mensais para bater a meta colocada pelo novo chefe.

Fazer esta economia passa por demitir funcionários e cortar gastos tidos como desnecessários. Um exemplo são 20 veículos usados na gestão de Juvêncio para transportar funcionários, hoje vendidos por Aidar. Sem esses carros, há economias com motoristas, combustível, manutenção e impostos.

Do lado das receitas, cabe ao marketing atrair empresas de volta para o clube. “O ano passado já tinha sido difícil, em função da Copa do Mundo, da situação do mercado para os times que não era boa. Chegou 2014, e a Copa fez o ano ser pior do que o anterior. Mas agora vai melhorar, porque empresas vão voltar a investir em clubes, vão chegar novos patrocinadores”, prevê Vieira de Abreu.

Uma medida já foi tomada: ingressos, que em 2013 chegaram a custar R$ 10 para torcedores comuns e R$ 5 para sócios-torcedores, voltaram aos preços “normais”. O São Paulo, que antes da Copa lucrou R$ 239 mil, R$ 38 mil e R$ 219 mil em três jogos que ainda tiveram tíquetes médios entre R$ 13 e R$ 14, passou a ter depois da Copa, com valores reajustados, receitas líquidas de R$ 731 mil, R$ 950 mil, R$ 462 mil... Com 68 mil pessoas no Morumbi para enfrentar o Cruzeiro, o clube lucrou R$ 1,8 milhão.

Primeiro resultado positivo
Em agosto, pela primeira vez desde que assumiu o clube, em abril, Aidar conseguiu fechar com superávit de quase R$ 5 milhões, beneficiado pela venda de Douglas para o Barcelona. É o primeiro sinal positivo financeiramente num ano que, apesar dele, deve terminar com décifit. Mais deles terão de ser conquistados pela nova gestão para chegar ao endividamento zero ao fim da próxima temporada.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

De olho no Corinthians, Muricy se preocupa com pendurados no Tricolor


Muricy Ramalho São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Denilson, Alan Kardec e Luis Fabiano têm dois cartões amarelos O São Paulo joga na noite desta quarta-feira, contra o Coritiba, mas Muricy Ramalho já se preocupa com o clássico do próximo domingo, diante do Corinthians. Isso porque ele não poderá contar com Alexandre Pato, proibido de atuar por causa de uma cláusula contratual, e corre o risco de perder outros dois importantes jogadores do setor.
Alan Kardec, que começará como titular no Couto Pereira, e Luis Fabiano, que ficará como opção no banco de reservas, estão pendurados com dois cartões amarelos. Quem for advertido no Paraná, automaticamente estará fora do duelo que será disputado na Arena Corinthians. Outro que está na mesma condição é o volante Denilson, considerado por Muricy como um dos grandes responsáveis pelo crescimento da equipe do Morumbi na temporada.
Recuperado de lesão muscular, Luis Fabiano veio para a capital paranaense e existe a possibilidade dele atuar por alguns minutos para começar a ganhar ritmo de jogo. Além dos dois grandalhões, Muricy conta com Osvaldo, Ademilson e Ewandro como opções para a ataque.

Coxa e Tricolor contam com maestros para vencer no Couto e cumprir metas


Montagem Alex X Ganso - Coritiba X São Paulo (Foto: Editoria de Arte)
Sob a batuta de Alex, Coritiba busca vitória para tentar deixar a zona de risco; Ganso lidera São Paulo, que se mantém na caça ao Cruzeiro pela liderança Coritiba e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba, apostando em seus maestros. Alex e Ganso têm a missão de conduzir Coxa e Tricolor, respectivamente. Os times vivem situações distintas na classificação do Campeonato Brasileiro.
Alex é a esperança do Coxa, que vive péssima fase dentro e fora de campo. Nos últimos cinco jogos, apenas uma vitória. O time está em18º, com 20 pontos. Enquanto isso, a diretoria lida com uma crise provocada pelo atacante Zé Love, que revelou em redes sociais que os jogadores estão com três meses de salários atrasados. Desde então, o clube fechou treinamentos e proibiu entrevistas.
Com Kaká suspenso, Paulo Henrique Ganso tem a responsabilidade de conduzir o Tricolor, embalado por três vitórias consecutivas - a terceira sobre o líder Cruzeiro, resultado que acirrou a briga pela ponta. Com 42 pontos, o Tricolor é vice-líder, quatro atrás da Raposa. No banco de reservas, o time conta com um importante reforço: o atacante Luis Fabiano, recuperado de lesão muscular que o afastou dos gramados desde o dia 20 de junho. Por outro lado, o quarteto ofensivo está desfeito. Sem Kaká, Ganso, Pato e Kardec tentarão manter o bom desempenho - com os quatro juntos como titulares, foram sete vitórias em sete jogos.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Coritiba: o técnico Marquinhos Santos não deu pistas sobre a formação da equipe, mas a tendência é que ele faça três alterações no time. O meia Alex, recuperado de uma lesão na região lombar, retorna na vaga do volante Gil. O lateral-direito Norberto entra no lugar de Ivan, e o zagueiro Welinton fica com a posição de Luccas Claro. Assim, a provável formação do Coxa terá: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho, Elber e Alex; Zé Love.

São Paulo: Michel Bastos será o substituto de Kaká. O goleiro Rogério Ceni, com uma tendinite no joelho esquerdo, viajou com a delegação e será submetido a teste antes da partida. Denis está de prontidão. A equipe jogará com: Rogério Ceni (Denis); Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Alan Kardec.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)
Coritiba: o atacante Martinuccio (machucado).

São Paulo: Kaká (suspenso), Rodrigo Caio (lesionado, só volta no ano que vem) e Paulo Miranda (estiramento na coxa direita).
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)
Coritiba: Alex, Carlinhos, Chico, Germano, Hélder, Julio Cesar, Robinho e Zé Eduardo

São Paulo: Alan Kardec, Denilson, Luis Fabiano, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Reinaldo e Rodrigo Caio.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Após ser demitido, Juvenal Juvêncio ataca Carlos Miguel Aidar: "Imbecil"


JUVENAL JUVÊNCIO TOUR PELO MORUMBI (Foto: Marcos Ribolli)
Ex-presidente foi desligado do cargo de diretor das categorias de base e não poupa críticas ao seu sucessor: "Os remédios estão afetando os seus neurônios" 
O ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, não deixou barato sua demissão do cargo de diretor das categorias de base do clube. O atual mandatário, Carlos Miguel Aidar, confirmou a saída do seu antecessor em nota divulgada horas depois de uma tensa reunião entre os dois.    
Em entrevistas ao site do jornal “O Estado de São Paulo” e depois ao canal "Fox Sports", Juvenal foi duro ao atacar Aidar. Chamou o presidente de  “maluco”, "imbecil", e disse que Aidar tenta “empurrar” jogadores para Muricy Ramalho. 
- O Carlos Miguel é um predador e vai acabar com o São Paulo. Ele está demitindo todo mundo como um maluco. É capaz até de demitir o Muricy, porque o Muricy não aceita aquele monte de jogadores que ele tenta empurrar. Lá dentro, todo mundo sabe que ele é assim. É um maluco - afirmou o ex-presidente.    
Sobre as acusações de Aidar de que ele deixou o clube quebrado, Juvenal foi duro. 
- (Ele falou isso) porque é imbecil. Fechamos todos os anos com superávit. Desde o meu primeiro mandato, temos a CND (Certidão Negativa de Débito). Ele está querendo derrubar o Juvenal. Quando vai dormir, ele olha debaixo da cama para ver se eu estou lá. É muito pequeno - disse.
 Juvenal disse ainda que se sente traído pelo sucessor, a quem apoiou nas eleições de abril. 
- A traição é um processo terrível do ser humano. Ele está traindo todos que o apoiaram.    
O ex-dirigente também criticou a tentativa de Aidar de aprovar o projeto de cobertura do Morumbi. Segundo Juvenal, o atual presidente está tentando atropelar o processo. 
- Ele quer aprovar um projeto que ninguém sabe qual é, quais são as empresas, quanto vai custar. Nada. Eu disse a ele: "Carlos Miguel, você está fazendo um tratamento de beleza, e os remédios estão afetando os seus neurônios." 
Por fim, Juvenal admitiu estar extremamente arrependido de ter indicado Aidar à sua sucessão e prometeu trabalhar para tirá-lo de lá. 
- Estou arrependido até a morte. Tivemos uma reunião hoje (nesta segunda) e eu falei para ele: "Você é um péssimo presidente. Não está administrando bem o clube. Fica preocupado com fofocas. Eu não vou me afastar do clube. Coloquei ele lá. Preciso trabalhar para consertar isso.

Após quase três meses fora, Luis Fabiano volta a ser relacionado


Luis Fabiano em treino do São Paulo (Foto: divulgação / saopaulofc.net)
Atacante do São Paulo está afastado desde o dia 20 de junho, quando lesionou a coxa direita durante amistoso em Orlando, nos Estados Unidos O atacante Luis Fabiano, do São Paulo, foi relacionado para o jogo desta quarta-feira, contra o Coritiba, às 22h, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Afastado das partidas do Tricolor desde o dia 20 de junho, quando lesionou a coxa direita em amistoso contra o Orlando City, nos Estados Unidos, ele está recuperado e começará no banco de reservas.

O Fabuloso vem participando sem limitações dos treinos há algumas semanas, mas a comissão técnica decidiu preservá-lo para evitar algum problema físico. 

O goleiro Rogério Ceni também está na lista, apesar das dores causadas por uma tendinite no joelho esquerdo. Ele treinou pouco na manhã desta terça-feira e viajou com o grupo, mas a definição se atuará ou não acontecerá apenas antes do confronto. Por isso, Muricy levará mais dois goleiros: Denis e Renan Ribeiro.

Sem Kaká, suspenso, o Tricolor deve ir a campo com Rogério Ceni (Denis), Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec.

Veja a lista de relacionados:

Goleiros: Rogério Ceni, Renan Ribeiro e Denis
Laterais: Alvaro Pereira, Reinaldo, Auro e Luis Ricardo
Zagueiros: Antonio Carlos, Edson Silva, Rafael Toloi e Lucão
Volantes: Souza, Michel Bastos, Hudson e Denilson
Meias: Maicon, Boschilia e Paulo Henrique Ganso
Atacantes: Luis Fabiano, Alexandre Pato, Alan Kardec, Ademilson e Osvaldo

"Nenhuma chance de Kaká ficar no São Paulo", diz dono do Orlando City


Flávio Augusto da Silva, dono do Orlando City (Foto: Reprodução SporTV)
Brasileiro Flávio Augusto diz que o meia é figura central na formação da equipe que fará a sua estreia na liga americana na próxima temporada Segundo colocado no Campeonato Brasileiro, o São Paulo já sonha com a disputa da Taça Libertadores do próximo ano. Com o intuito de formar uma equipe forte para o torneio, Tricolor Paulista deseja manter Kaká, que chegou ao clube emprestado pelo Orlando City. Dono da equipe americana, o brasileiro Flávio Augusto da Silva conta com o meia para março na estreia da Major League Soccer (liga americana de futebol), fato que inviabiliza a continuidade do jogador no Morumbi.
Em entrevista ao "Arena SporTV", o empresário afirmou que o elenco do Orlando City está sendo formado em função do meia brasileiro, que está sendo considerado uma figura essencial para a estreia do time na MLS. Kaká assinou um contrato de 3 anos e meio com a equipe da Flórida após uma temporada no Milan.
- O Kaká foi emprestado ao São Paulo até o final dessa temporada do Brasil. Ele é parte de um grande investimento, assinamos um contrato de três anos e meio com o Kaká. Ele vai estar trabalhando com a gente a partir do ano que vem, é uma figura central e essencial do nosso projeto, toda a equipe está sendo montada em sua função. A estreia na MLS é um marco na história do nosso clube. Ao que tudo indica o São Paulo vai conseguir essa vaga (na Libertadores). Mas realmente o Kaká é uma figura essencial a partir de março do ano que vem. Não vejo nenhuma chance do Kaká ficar. Fico feliz que ele tenha colaborado com o São Paulo, eu tenho visto ele jogar. A contribuição dele não é apenas dentro de campo. Acho que é fora também, junto com os outros atletas. O próprio Ganso evoluiu muito, o Pato parece que está reencontrando o seu futebol. Mas estamos contando como Kaká 100% a partir de janeiro.
O camisa 8 do São Paulo não deverá ser o único brasileiro na equipe americana no próximo ano. De acordo com o empresário, o clube já está negociando com jovens atletas do país e acordo será divulgado nas próximas semanas.
- A equipe deve ter mais dois ou três brasileiros. Nós estamos de olho aqui no Brasil. Nas próximas semanas devemos anunciar mais duas contratações de jovens brasileiros. Eles devem estar assinando logo com a gente. O Brasil é um formador de talentos. É um futebol alegre, admirado por todos. Eu sou fã do futebol brasileiro. A nossa ideia é o Orlando City ser o Brasil na MLS para contar a imensa torcida dos brasileiros.

Na briga pelo título, São Paulo não pretende subir preço dos ingressos


São Paulo x Cruzeiro - Torcida do São Paulo no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)
Mesmo com boa fase e vivendo problemas financeiros, diretoria do Tricolor deve manter valor das entradas para os jogos no Morumbi O São Paulo está na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos atrás do Cruzeiro, e a torcida tem comparecido em grande número aos jogos da equipe no Morumbi. Mas, mesmo com a oportunidade de ganhar mais dinheiro, a diretoria do clube não pretende subir o valor dos ingressos.

De acordo com o diretor de marketing Ruy Barbosa, a intenção é manter os preços das entradas e, inclusive, fazer mais promoções, como no duelo do último domingo, contra o Cruzeiro, quando quase 60 mil pagantes estiveram no estádio.

- Não vamos mexer em preços, vamos manter. Só vamos equalizar a arquibancada, estamos unificando para deixar o mesmo valor. E em alguns jogos pretendemos até baixar o preço, como contra o Cruzeiro. Vamos fazer de tudo para manter esses valores - disse Barbosa.
Segundo o dirigente, a participação da torcida é fundamental, até para manter os preços baixos: quanto mais torcedores forem aos jogos, mais renda o clube terá e a necessidade de aumentar o valor dos ingressos diminui.

- Não é barato manter esses jogadores. Precisamos do apoio do torcedor, que ele tenha consciência que, melhorando as médias, ajuda o time a manter essa política e estaria se ajudando também. Isso precisa ficar definido na cabeça do torcedor. Ele indo e gerando receitas, conseguimos manter um elenco melhor, com esses jogadores de bom nível - completou.

Vale ressaltar que o São Paulo não vive bom momento financeiramente e chegou a atrasar direitos de imagem e bichos por vitória do elenco recentemente. Mesmo assim, o aumento nos preços dos ingressos não é cogitado.
O São Paulo terminou o primeiro turno do Brasileirão com a segunda melhor média de pagantes por partida: 29.479 como mandante. Só o rival Corinthians ficou à frente, com 29.635. No último domingo, porém, com o grande público no jogo contra o Cruzeiro (58.627 pagantes), o São Paulo pulou para liderança, com média de 32.129 pessoas. No ano passado, o Tricolor encerrou a competição levando 23.115 pagantes por confronto ao Morumbi.
Em todo o torneio de 2013, o clube arrecadou R$ 5.845.208,00 (renda bruta). Em apenas um turno neste ano, conseguiu R$ 6.546.604,00 - quinta maior arrecadação do Brasileiro, apesar de ter o oitavo ingresso mais barato em média (R$ 22,21).

domingo, 14 de setembro de 2014

Muricy blinda elenco de crise política: “A gente não se envolve”


Muricy Ramalho, Treino São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Técnico diz que centraliza comando e que guerra de bastidores entre atual e antigo presidente não atrapalham equipe Na semana da partida classificada por Muricy Ramalho como a mais importante do ano, uma crise política explodiu nos bastidores do São Paulo, alterando o clima nos corredores do Morumbi. E o pivô da confusão é ninguém menos que o mandatário Carlos Miguel Aidar, que detonou aquele que, até então, era seu principal aliado, o ex-presidente Juvenal Juvêncio.
Às vésperas do confronto com o Cruzeiro, líder do Brasileiro, o cartola lançou mais uma de suas polêmicas ao fazer críticas pesadas à herança recebida da gestão anterior, capitaneada por seu grande cabo eleitoral. A entrevista à Folha de S.Paulo gerou um racha na diretoria, mas, para o treinador, não irá afetar o ambiente do time em meio a uma arrancada no campeonato.
– Não chegou nada até nós e, pela maneira como a gente trabalha, nada irá atrapalhar – garantiu o comandante, de próxima relação com Juvenal.
Ao jornal paulista, Aidar afirmou que encontrou o clube em “situação pior do que imaginava” e revelou uma dívida de R$ 131 milhões. Criticou também benefícios dados pelo São Paulo a conselheiros, como viagens e hospedagens para acompanhar o time em partidas fora de casa.
As declarações geraram uma resposta de Juvenal, que atualmente comanda as categorias de base do Tricolor, em carta aberta. Nela, rebateu as críticas e disse que o atual presidente, como conselheiro, se beneficiava das mesmas vantagens que hoje quer cortar.
Muricy defendeu sua forma de atuar e, por ela, resolveu blindar o elenco mesmo diante da turbulência administrativa gerada pelas palavras de Aidar.
– O comando aqui é centralizado, e os jogadores respeitam isso. Funciona como um reloginho, tudo anda certo. Pelo perfil dos nossos atletas, nada do que não é do nosso dia a dia irá interferir, a gente não se envolve – afirmou.
Com clima tranquilo no campo e quente fora dele, o São Paulo recebe o Cruzeiro neste domingo, no Morumbi, às 16h, para tentar se aproximar do ponteiro, que hoje mantém vantagem de sete pontos sobre os paulistas, vice-líderes. 

Diante do São Paulo, Cruzeiro tenta evitar ameaça à tranquilidade


Carrossel kaká e éverton ribeiro 524x567 (Foto: Editoria de Arte)
Em duelo fundamental, Tricolor tenta diminuir vantagem da Raposa para quatro pontos. Se vencer, time mineiro abre dez em relação ao rival mais próximo Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro tem nadado de braçadas na busca pelo bicampeonato. Desde 2003, na era dos pontos corridas, nunca um time havia terminado o primeiro turno com tamanha vantagem sobre os concorrentes (sete pontos) como os mineiros fizeram neste ano. A distância para o segundo colocado continua a mesma após uma rodada no returno, mas essa tranquilidade pode ser ameaçada como ainda não esteve no torneio.
O São Paulo, que recebe o atual líder neste domingo no Morumbi, às 16h (de Brasília), se candidata como o oponente mais capaz de tirar a taça das mãos da Raposa. Não só pelos resultados - o time engrenou depois de demonstrar instabilidade na primeira parte do Brasileiro -, mas pelas recentes atuações da equipe de Muricy Ramalho.
Com seu quarteto ofensivo com Kaká, Ganso, Alan Kardec e Alexandre Pato, o Tricolor venceu seis partidas – está invicto há oito jogos. É a principal aposta para diminuir a vantagem cruzeirense para quatro pontos. Os líderes contam com a regularidade a seu favor: assumiram a ponta na sexta rodada e não largaram mais. Uma vitória no Morumbi e a distância cresce para confortáveis dez pontos.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
São Paulo: o técnico Muricy Ramalho conta com a volta do lateral Alvaro Pereira, que estava com a seleção do Uruguai, e do atacante Ademilson, que estava com o time olímpico. Só o primeiro, porém, deve começar como titular - sua escalação ainda depende de uma avaliação física. Se não puder jogar, Michel Bastos continua no time. O restante da equipe deve ser a mesma que venceu o Botafogo: Rogério Ceni; Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira (Michel Bastos); Denilson, Souza, Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec.

Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira não confirmou o time. Egídio está de volta, mas não tem escalação confirmada. Dedé volta à zaga, e Nilton fica com a vaga de Henrique, suspenso. Na linha de três meias outra dúvida: Alisson e Willian são os principais candidatos. O provável Cruzeiro tem: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio (Ceará); Nilton e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Alisson (Willian); Marcelo Moreno.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)
São Paulo: em fase final de recondicionamento físico, Luis Fabiano ainda se recupera de lesão na coxa e continua fora. Rodrigo Caio, que operou o joelho esquerdo, volta apenas na próxima temporada. Paulo Miranda, com um estiramento na coxa esquerda, continua no departamento médico.

Cruzeiro: Henrique cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Samudio e Tinga estão lesionados.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)
São Paulo: Denilson, Kaká, Luis Fabiano, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Reinaldo e Rodrigo Caio

Cruzeiro: Ceará, Dagoberto, Léo, Nilton, Ricardo Goulart, Samudio, Willian e Willian Farias.

São Paulo vende mais de 41 mil ingressos para duelo com o Cruzeiro


Torcida São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Tíquetes ainda podem sem comprados nas bilheterias do Morumbi até a hora do jogo, no domingo A chance de diminuir a diferença para o líder Cruzeiro e se colocar de vez como candidato ao título brasileiro empolgou a torcida do São Paulo, que deve lotar o estádio do Morumbi, no domingo, para o confronto com os mineiros, às 16h (de Brasília). O clube divulgou nova parcial de venda de ingressos na noite desta sexta-feira: 41.570 bilhetes já foram comercializados.
Para lotar seu campo, o São Paulo fez uma promoção para quem comprasse os tíquetes com antecedência – as arquibancadas, a R$ 10 para os sócios, estão esgotadas desde terça-feira. Quem ainda quiser ver a partida no Morumbi poderá comprar seus ingressos neste sábado e domingo, até a hora do jogo, nas bilheterias do estádio.
Na segunda colocação do Brasileiro, o São Paulo tem 39 pontos, sete a menos do que o Cruzeiro, rival desta 21ª rodada. Uma vitória sobre a Raposa derruba a distância para quatro pontos. 

Alan Kardec exalta decisão com o Cruzeiro: "Não há motivação maior"


Alan Kardec (Foto: Rubens Chiri/Site Oficial do São Paulo)
Atacante do São Paulo tem sido decisivo ao lado de Kaká, Ganso e Pato. Quarteto ainda não perdeu quando joga junto. São Paulo não perde desde 27 de julho Seis vitórias e dois empates. Esse é o retrospecto do São Paulo nos oito jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Nessa caminhada, uma das principais peças no time tricolor foi Alan Kardec. Um dos personagens do quarteto completado por Kaká, Ganso e Pato, o atacante da equipe do Morumbi está ansioso pela partida de domingo, às 16h, contra o Cruzeiro, em casa.
- Temos que entrar ligados e atentos no jogo. Não há motivação maior do que uma partida como essa, porque é uma decisão. Claro, teremos outras pela frente, mas precisamos ganhar mais confiança. Com casa cheia e a torcida nos apoiando, a motivação aumenta - declarou Kardec, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Após 20 rodadas do Brasileirão, o Tricolor aparece com 39 pontos, sete a menos do que o líder Cruzeiro. Por isso é tão importante vencer o confronto direto deste domingo.
- Esse momento do São Paulo me deixa muito feliz. Queremos conquistar títulos juntos, e acredito que marcando os gols posso ajudar diretamente - completou Kardec.
O São Paulo não perde desde o dia 27 de julho, quando foi derrotado pelo Goiás, por 2 a 1, na estreia de Kaká em seu retorno ao Tricolor - o meia, aliás, foi o autor do gol são-paulino.
- Estou muito feliz. Aliás, sempre estive feliz aqui. Independentemente dos gols, sempre me dediquei para ajudar a equipe. Isso é consequência do trabalho. Atacante que joga no estilo camisa 9 é cobrado pelos gols, porque tem que ser a referência. Mas, se puder ajudar de outras maneiras, é válido. E é isso que tenho tentado fazer - finalizou o atacante.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

São Paulo e Barcelona chegam a acordo por Douglas; falta assinar


Douglas São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)
Negociação de R$ 16,4 milhões (R$ 9,8 mi para o Tricolor) chega à reta final e lateral será companheiro de Messi e Neymar São Paulo e Barcelona chegaram a um acordo nesta terça-feira e o lateral-direito Douglas está a um passo de defender o clube espanhol nas próximas temporadas. A situação atual da transferência é a já conhecida “só falta assinar”. Os dirigentes definiram o negócio em 5,5 milhões de euros (R$ 16,4 milhões), dos quais o Tricolor terá direito a 60%, equivalente a R$ 9,8 milhões. Em comunicado à imprensa, o Barcelona confirmou a negociação (veja abaixo a transcrição da nota).
Uma comitiva do Barça composta pelo diretor de futebol Raül Sanllehí, o gerente Antoni Rossich e o agente André Cury, representante do clube no Brasil, esteve no Morumbi nos últimos dois dias. Segundo o “As” e o “Mundo Deportivo”, jornais espanhóis, o acordo entre Barcelona e Douglas já está selado há alguns dias.
O restante do valor será destinado à Traffic, empresa que detém 40% dos direitos econômicos do lateral-direito. Quando as negociações começaram, a intenção do Barcelona era emprestar Douglas ao São Paulo por um ano e intensificar o monitoramento, que já é feito há algumas temporadas.
Porém, como a janela de transferências para o Brasil se fechou no dia 15 de agosto, a diretoria catalã irá decidir se aproveita Douglas imediatamente ao lado de seu plantel estelar, com Neymar, Messi, Suárez, Iniesta, Xavi, entre outros, ou se empresta o lateral a outro clube europeu de menor porte.
Ainda de acordo com a imprensa da Espanha, os dirigentes do Barcelona acumularam uma série de boas referências sobre Douglas desde que ele integrou as seleções de base do Brasil. Sem ele, Muricy Ramalho vai continuar improvisando o zagueiro Paulo Miranda, que há pelo menos dois anos atua no setor, e ainda terá Luis Ricardo e o jovem Auro como opções. 
Veja abaixo o comunicado do Barça:
O Barcelona e o São Paulo chegaram a um princípio de acordo sobre a transferência do jogador Douglas Pereira. O custo da operação é de 4 milhões de euros fixos e 1,5 milhão de euros variáveis em função do número de partidas jogadas. Douglas viajará a Barcelona no fim de semana para realizar exames médicos, assinar o contrato e ser apresentado como novo jogador do Barcelona. Douglas Pereira firmará contrato por cinco temporadas.

Atrás de patrocínio, São Paulo pode trocar fornecedor de material esportivo


Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo (Foto: Leandro Martins / Futura Press / Agência Estado)
Carlos Miguel Aidar admite que a Penalty pode deixar de fornecer camisas para o clube antes do término do contrato Presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar admitiu as dificuldades econômicas do clube, mas negou qualquer tipo de atraso de salário de seus jogadores ou de membros da comissão técnica. Com as contas a perigo, porém, disse que o clube fechará o ano no vermelho.
- Não tenho dúvida de que vai terminar com déficit. Só não termina se vendermos dois ou três jogadores com valor expressivo - disse.
Atrás de um patrocínio máster, o dirigente revelou que o clube pode trocar o seu fornecedor de material esportivo antes do término do contrato.
- Estamos desenvolvendo uma negociação com um fornecedor de material esportivo. Temos contrato com a Penalty até dezembro de 2015, mas ela admite sair antes. Em razão disso, conversamos com Puma, Adidas e Under Armour - revelou.
- Sobre o patrocínio máster, é difícil fechar um acordo em agosto porque as empresas já têm os orçamentos votados. Na hora que fizermos um contrato, não deixarei que ele acabe no meio do ano, mas apenas em 31 de dezembro, para que no fim do ano possamos iniciar negociações - disse.

Ceni afirma que Tricolor precisa bater Cruzeiro para ter chances de título


rogerio ceni figueirense x são paulo (Foto: Getty Images)
Autor do gol de empate do São Paulo neste domingo, contra o Figueirense, em Florianópolis, o goleiro Rogério Ceni foi categórico: o que pode manter o Tricolor na briga direta pelo título do Campeonato Brasileiro é uma vitória sobre o líder Cruzeiro, dia 14, no Morumbi. O confronto entre as duas equipes será na segunda rodada do returno da competição.
- Conforme a distância do Cruzeiro vai aumentando, nós temos de olhar a realidade e ficar o mais alto que der na tabela, porque se eles tropeçarem temos de estar perto. Temos um confronto direto agora no Morumbi, na segunda rodada do segundo turno. Se não ganharmos do Cruzeiro em casa, não temos condições de brigar pelo título - comentou o camisa 1.
Na reta final de sua carreira (vai parar no final do ano), Rogério quer ao menos deixar o São Paulo com uma vaga na Taça Libertadores da América.
 Sobre o jogo diante do Figueirense, a análise de Rogério Ceni foi positiva. Principalmente depois de ter saído atrás no placar. Mas se o primeiro tempo tivesse sido melhor aproveitado...
- Depende do ângulo que você analisa. Pelo que foi o primeiro tempo, com as chances que tivemos, foi um resultado ruim. Mas pelo que foi o segundo, com a gente tendo que buscar forças para reagir, empatar, teve um ressurgimento bom do time - completou o goleiro.
Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Sport, no Morumbi. O Tricolor está na terceira colocação, com 33 pontos.

Muricy reclama de chances perdidas, mas diz que empate no Sul foi justo


Muricy Figueirense x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
O técnico Muricy Ramalho considerou justo o empate por 1 a 1 entre São Paulo e Figueirense, neste domingo, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro. O tropeço faz o Tricolor se distanciar ainda mais do líder Cruzeiro. Agora, são nove pontos atrás da Raposa.

- Os dois times tiveram oportunidades. Tivemos chances claras de gols. Acho que foi justo pelo que os dois times fizeram - afirmou. 

O treinador lamentou as chances de gols perdidas pelo time no primeiro tempo. Alan Kardec e Kaká ficaram cara a cara com o goleiro Tiago Volpi, mas desperdiçaram. Na etapa final, o Figueirense abriu o placar, mas os paulistas conseguiram reagir com Rogério Ceni convertendo o pênalti sofrido por Osvaldo. 
- Tivemos chances claras, poderíamos ter matado o jogo. Depois, tomamos o gol muito cedo, o Figueirense se fechou, mas tivemos um bom volume. No primeiro tempo, sofremos um pouco no começo. Depois dominamos e tivemos oportunidades muito claras. No total, acho que foi um resultado justo – ressaltou.

Mesmo expulso, Michel Bastos ganha elogios de Muricy: "Acima da média"


michel bastos marcao figueirense x são paulo (Foto: Getty Images)
Michel Bastos deixou Florianópolis em alta com o técnico Muricy Ramalho. A expulsão após se enrolar com um jogador do Figueirense na linha de fundo foi ignorada. Após o empate por 1 a 1, no estádio Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador fez muitos elogios à qualidade do jogador, principalmente pela possibilidade de atuar em várias posições.

- Ele foi muito bem, teve de marcar um cara muito rápido, além de jogar. Isso me surpreendeu – afirmou Muricy.

Apresentado no dia 14 de agosto, Michel Bastos chegou ao São Paulo pedindo tempo para entrar em forma, mas não teve. Desde então, já participou de quatro partidas, duas como titular. Na última quinta, foi meio-campista que deu o passe para Pato marcar na derrota para o Criciúma, pela Copa Sul-Americana.
Já neste domingo, começou o duelo diante do Figueirense na lateral esquerda. Voltou para o meio de campo no segundo tempo, quando o treinador sacou Ademilson para a entrada de Reinaldo. Muricy acredita que a polivalência do jogador será fundamental para se destacar com a camisa tricolor.

- Ele me disse que nas últimas partidas no Roma jogou de lateral. Queríamos um jogador que jogasse em várias posições. Acho que fizemos uma grande contratação. É um jogador acima da média e vai ajudar bastante - ressaltou o técnico.

Michel, porém, foi expulso na etapa final depois de cair com Leandro Silva na linha de fundo. Um dos pés do jogador atingiu o rosto do adversário. O árbitro Wilton Pereira Sampaio entendeu que o gesto foi proposital e aplicou o cartão vermelho. O jogador deixou o campo revoltado e trocou algumas palavras mais ríspidas com Muricy antes de ir para o vestiário.

Kardec lamenta, mas tenta enxergar lado positivo de empate com Figueira


Figueirense x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O atacante Alan Kardec não escondeu a frustração com o empate por 1 a 1 do São Paulo com o Figueirense, na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (assista aos gols no vídeo ao lado). Apesar das circunstâncias desfavoráveis (partida fora, saindo atrás do placar e jogar os últimos minutos com um a menos), o camisa 14 do Tricolor lamentou o resultado pela situação da tabela, mas, ainda assim, tentou enxergar um lado positivo ao projetar a sequência do Campeonato Brasileiro.
- Queríamos a vitória. Mas foi um ponto que pode ser importante lá na frente. Almejamos a vitória, não aconteceu. Agora é levantar a cabeça - afirmou o atacante, ainda na saída do gramado.
Kardec, aliás, teve duas chances para mudar o placar final. Na primeira, quando o jogo ainda estava 0 a 0, no primeiro tempo, ele recebeu lindo passe de Kaká, mas Tiago Volpi salvou com os pés. Depois, com o Figueirense já na frente do marcador e antes do gol de empate de Rogério Ceni, o atacante parou novamente em Volpi, desta vez em cabeçada na pequena área. Ele ainda sofreu um pênalti de Marquinhos, não marcado pela arbitragem, no primeiro tempo.
A igualdade em Santa Catarina fez o São Paulo perder a vice-liderança para o Internacional, que chegou aos 34 pontos com a vitória sobre o Palmeiras. O Tricolor aparece em terceiro, com 33. O próximo duelo pela Série A está marcado para domingo, contra o Sport, às 16h, no Morumbi. Livres de suspensão, Alexandre Pato e Ganso voltam a ficar à disposição de Muricy Ramalho. Por outro lado, Michel Bastos, expulso no Orlando Scarpelli, é desfalque certo.