quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fanático são-paulino aposta em cartaz de cinema para emocionar Ceni


cartaz de cinema São Paulo (Foto: Marco Aurélio Valentim/ Arquivo Pessoal)
Designer de São José-SP cria cartazes do São Paulo nas redes sociais e conquista reconhecimento dos jogadores; produção para "Mito" cria expectativa por encontro.
Cada jogo do São Paulo é um filme de cinema. O protagonista, na maioria das vezes, é Rogério Ceni, o "Mito". E quem fica por conta dos cartazes é o fanático Marco Aurélio Valentim, 24 anos, designer de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Por paixão pelo clube, Marco começou a produzir cartazes nas redes sociais com homenagens aos ídolos do Tricolor. A brincadeira cresceu. Hoje são mais de 24 mil seguidores no Facebook e 2.500 no Instagram. O maior sonho do são-paulino é emocionar o ídolo Ceni. E, quem sabe, conhecê-lo.
- Sou fanaticão mesmo, acompanho tudo e eu sigo muitos canais não-oficiais do São Paulo. Foi aí que percebi que não tinha nada de diferente. Como eu mexo com a parte de criação, veio a ideia de fazer algo com o design. Queria emocionar ele, homenagear o nosso maior ídolo. Conhecer o Rogério pessoalmente seria um sonho também - contou o designer.
A página no Facebook e a conta no Instagram foram abertas há três meses. Depois do anúncio da aposentadoria de Rogério Ceni, resolveu produzir materiais que relembrassem momentos marcantes da carreira do goleiro. Ele promete trabalhos especiais caso a equipe conquiste o Brasileirão e/ou a Sul-Americana. Os pôsteres que homenageiam o camisa 1 são lançados com a hashtag "#ObrigadoM1TO", na tentativa de que os trabalhos cheguem ao conhecimento do jogador.
- Comecei a fazer cartazes que relembrassem os melhores momentos da história do Rogério, como o dia dos cem gols, da partida de número mil, de gols de títulos. Já tentei falar com alguma assessoria dele, mas é muito difícil. Se chegar (ao conhecimento de Rogério) vai ser por alguém, indiretamente. E com certeza vai ter arte para algum título neste ano, não pode faltar. 
A inspiração para o trabalho veio dos cartazes de cinema das décadas de 70 e 80, e de artes produzidas fora do país para diversas modalidades esportivas, como o futebol americano e o basquete.   


cartaz de cinema São Paulo (Foto: Marco Aurélio Valentim/ Arquivo Pessoal)
- Eu me inspirei principalmente na NFL (Liga de Futebol Americano), onde eles fazem cartazes para o dia dos jogos, para os eventos. Também peguei ideias dos cartazes de filmes, naquele estilo clássico, aí pensei: "por que não fazer isso com o futebol?" Também queria algo que engajasse outros torcedores, que eles compartilhassem - explicou.   

A paixão do designer pelo São Paulo já lhe rendeu inúmeras idas ao Morumbi e ao Centro de Treinamento do time na Barra Funda. Em seu perfil na rede social, fotos com Paulo Henrique Ganso, Osvaldo, Michel Bastos e outros jogadores abastecem um álbum especialmente dedicado às visitas ao CT. 
E se as obras ainda não foram apreciadas por Rogério Ceni, o fanático comemora o resultado com outros jogadores. As artes já foram até "solicitadas" por alguns atletas. 
- O Souza já veio pedir trabalho pra mim, o Michel Bastos comentou uma das publicações no Instagram e compartilhou na página dele, o pessoal do próprio clube já veio falar comigo, me parabenizaram. Sei que estão de olho nas páginas. Fiquei bem feliz. São Paulo é a minha paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário