domingo, 16 de novembro de 2014

São Paulo apresenta gerente e detona esquema com empresários na base


Júnior Chávare São Paulo (Foto: Alexandre Lozetti)
Depois de demitir mais 11 funcionários de Cotia, clube tem nova diretoria e estabelece meta de quatro jogadores revelados por ano O São Paulo apresentou na tarde desta sexta-feira sua nova estrutura do futebol de base. Júnior Chávare deixou o Grêmio e será o gerente executivo, remunerado, enquanto o conselheiro José Alexandre Médici da Silveira assume como diretor. Os dois terão a missão de integrar completamente as categorias de base, sediadas no CT de Cotia, ao dia-a-dia da equipe profissional, que treina sob o comando de Muricy Ramalho na Barra Funda.

A base tem sido alvo de severas críticas de Aidar desde que ele assumiu a presidência, em abril. Inicialmente, ele atendeu a um pedido do antecessor Juvenal Juvêncio, e o colocou na diretoria da categoria. Porém, menos de seis meses depois, numa crise política, demitiu o ex-presidente e seus homens de confiança, e passou a detonar esquemas de empresários em Cotia.

Na última semana, 11 funcionários, entre eles dois treinadores das mais jovens categorias, foram dispensados sob a acusação de condicionarem a escalação de garotos à assinatura de contrato com empresários.

- Com o Júnior, vocês vão ver uma base mais moderna, com métodos científicos, para que o jogador chegue ao time profissional já tendo aprendido tudo que deveria na base. Vamos copiar o que há de melhor na formação de clubes europeus - afirmou o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro.

Chávare chegou ao clube há dois dias e ficou o tempo todo com Muricy Ramalho para tratar de como vai funcionar a integração. O técnico se abriu. Fez críticas ao método usado em Cotia, e se referiu ao antigo gerente José Geraldo de Oliveira, demitido junto com Juvenal, como “dono” do local. 

- Na minha passagem pelo Juventus (Júnior trabalhou como observador do clube italiano) vi clubes muito interessantes na questão da formação. O Barcelona, o Juventus... Mas, mais do que o conceito europeu, precisamos entender a história e o DNA do São Paulo, de que maneira o São Paulo idealiza seus atletas. Se houver necessidade, vamos buscar um jogador com essas características fora, mas nosso princípio básico é formar - afirmou Chávare.

Na próxima segunda-feira, o novo profissional será apresentado em Cotia. Em 2015, o Tricolor deverá utilizar jogadores mais jovens como base da equipe que disputará o Campeonato Paulista. Será um time recheado de atletas mais velhos, experientes, porém, com ênfase na base.

Também deixarão claro que a principal meta do São Paulo não será conquistar títulos de categorias inferiores, e sim revelar jogadores com uma frequência muito maior para serem aproveitados entre os profissionais.

- Conversei com o Muricy, o Milton Cruz e o Tata, e disse que nosso futuro depende da base. Temos uma meta de revelar quatro jogadores por ano para o time de cima, senão o presidente já deixou bem claro que estou na rua. Acho que podemos atingir esse número - disse Ataíde, vice de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário